Páginas

sábado, 29 de maio de 2010

Filosofias da Galera II


Modinhas


Ultimamente escuto muito que banda X, livro Y e várias coisas são modinhas. Mas então o que é e como se caracteriza uma modinha?

A definição de moda é: algo que faz fama passageira, efêmera. Logo é algo que uma grande parte das pessoas gosta e tem um tempo curto de duração. Por isso que em desfiles de moda tem as chamadas ‘tendências’, por estação do ano.

Do mesmo jeito são as chamadas modinhas. Elas aparecem e a maioria gosta (influenciados pela mídia ou amigos) e segue essa nova tendência, mas depois de certo tempo ela se vai e outra modinha toma seu lugar. A necessidade de se seguir certa tendência é a mesma da necessidade das pessoas tem de se inserir em certo grupo. Se você segue essa moda você está no grupo.

Mas muitas pessoas também estão aderindo a chamado movimento ‘underground’, que basicamente segue essa regra: ‘quanto mais desconhecido, melhor’ e ignorando as ‘modinhas’ sem ao menos conhecer. Chegam ao absurdo de dizer que não vai assistir ou ouvir tal coisa por ela está se tornando popular. Ai é brincar com a própria inteligência.

Então muitas pessoas ficam sem ao menos dar o seu comentário acerca de um determinado assunto por ela ser de gosto comum. E se ela falar mal então é um ‘Deus nos acuda’.

A frase mais dita pelas pessoas que seguem a tendência se alguém reclama do que elas gostam é: ‘Conheça antes de falar mal’. Mas e se conhecer e mesmo assim não gostar? Ainda acha ruim. O fato é que também quem segue a modinha julga certas coisas sem conhecer, então fica naquela de: ‘faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço’.

Quanto a história de seguir o senso comum que algo assim aconteceu com o nosso grupo (a GC). Certo dia um dos nossos amigos foi perguntado o porquê andava conosco. Ele respondeu que andava por ser o nosso amigo. Então ele perguntou o porque da pergunta e ela respondeu que o grupo era estranho, mas não concordava. Mesmo discordando ela revelou que só porque as amigas achavam que éramos estranhos ela também tinha que achar. É triste isso.

Agora as tais modinhas que todos dizem então ficando mais fortes a cada dia e sendo mais presentes na vida das pessoas. Gostando ou não algumas cresceram e se fortaleceram como a moda dos ‘coloridos’.

Então a questão de se gostar ou não de uma determinada coisa é puramente por questão de gosto, não por influência total. Gostamos por que fomos de certa forma ‘seduzidos’ a gostar, seja lá como for. Logo não é porque uma pessoa gosta de ‘modinha’ que ela não tenha ‘inteligência’, mas sim por ter sido seduzido a gostar. Mas se você mesmo não gostando daquilo ainda sim gosta por outras pessoas gostarem ai sim é um sério problema.

Para concluir eu acho que também não precisa você se aprofundar sobre um determinado assunto que esteja na atualidade para você dizer que gosta ou não, mas ao criticar ai sim precisa para manter com firmeza sua opinião.

Então antes de criticar alguma ‘modinha’ lembre-se de que, pelo menos uma vez, você aderiu a uma.



6 comentários:

Guilherme disse...

Outro tema que poderia ser discutido aqui é sobre o termo "pseudointelectual".

Ultimamente as pessoas, por naum gostarem de tal coisa, tem taxado a coisa de ser de pseudointelectual, e quem gosta é pseudointelectual.

Por exemplo, certas pessoas não gostam de MPB, Nietzche, Beatles, Veganismo, etc. e por, taxam isso de ser pseudointelectual.

Eu por exemplo, não gosto, mais respeito. Agora acho babaquice pq certas pessoas naum gosto de tal coisa, taxam de pseudointectual. Isso pra mim é burrice, quer dizer que oq tu naum gosta é pseudo ? num fode porra.

Fica aí a sugestão pra falar, sobre o termo pseudointelectual.

Um abraço.

Allyson [GC] disse...

Bom tema pra se tratar. Esse lance do 'pseudointelectual' realmente é osso. Tem muita gente pagando de inteligente e na verdade só faz isso pra mostrar que quer ser diferente (como se isso fosse algo de superior). Abraço. \o

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Acho que cada um tem que ter sua personalidade.. Nunca fui de modinhas e tal.. Por exemplo, na minha área: se o programa der zero na audiência e eu gostar, eu vou continuar acompanhando ué.. Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

André San disse...

Olá! Adorei o texto! Acho que as pessoas precisam se concentrar em procurar satisfazer seus gostos pessoais, independentemente de modinha. Se gosta de algo que é modinha, então entre na modinha. Se não gosta, não entre. Mas não gostar de algo só porque é modinha, ou gostar de algo só porque é modinha já é algo meio preconceituoso, não? Normalmente, eu gosto do que ninguém gosta, hauhauhaa! Mas se gosto de algo que é modinha, continuarei gostando. Harry Potter e Cavaleiros do Zodíaco, por exemplo, são modinhas das quais participei (e participo) e adoro! Abraço!
André San, www.tele-visao.zip.net

Allyson [GC] disse...

É verdade isso. Acho que no final das contas deveriamos seguir mais o que gostamos, mesmo se isso não seja algo que todos gostem (até pq ninguem gosta de tudo que vc gosta né?).
Abraços.

Guilherme disse...

"Faz o que tu queres, há de ser tudo da lei. Todo homem é um indivíduo único e tem direito a viver como quiser." (Aleister Crowley)