Pseudointelectuais
A imagem da pessoa (a que é externada as outras pessoas) é primordial na sociedade atual. Muitos escondem seus verdadeiros ‘eu’ para conseguir algo (seja uma mulher ou um emprego, por exemplo), mas a maior demonstração disso é demonstrar alguma cultura e ai é que entram os pseudointelectuais.
Geralmente são pessoas que demonstram mais conhecimento ou cultura do que aparentam ter de verdade. Por que precisam demonstrar essa ‘inteligência’? Talvez para se ‘amostrar’ ou só para não ficar calado diante a um assunto qualquer.
Esse tipo de comportamento é bem correlacionado a pessoa querer ter razão em tudo que fala, como se sua opinião fosse absoluta sobre as outras e ponto final. E ai de discordar ela, é como se fosse um insulto.
Para tentar se entender isso vamos pensar na pessoa desde o nascimento:
Quando somos bebes estamos na fase de aprender sobre mundo, por isso aprendemos que bola é bola, cadeira é cadeira e etc. (mesmo que ainda não saibamos distinguir as coisas direito, mas vamos aprendendo). Depois entramos na fase de entender o mundo, a famosa fase do ‘porque’, pois perguntamos tudo (tudo mesmo). Nisso chega-se na fase mais chata da criança, a fase do ‘eu sei de tudo’. É a famosa fase de que a criança pensa que sabe tudo e tem a razão de tudo, logo sua opinião é a única valida (como diz o nosso grande João Neto, vulgo Baião, vamos colocar essa informação no cantinho da lousa). Depois de muitas desilusões e falhas começa a fase da revolta sem causa (ou até com causa, mais conhecida como adolescência). É a fase que redescobrimos o mundo e também a que nos descobrimos. Então chegamos a fase adulta, que consiste em saber que temos discernimento o suficiente para saber que não sabemos de nada. Logo é a fase que dizem que ‘ah você tá novo, precisa ainda aprender mais’ ou ‘a vida começa aos
Ai você pergunta: o que isso tem a ver com o assunto? Então, os pseudointelectuais são pessoas que não passam da fase do ‘sei de tudo’. Acham que só porque tem mais conhecimento do que o restante que pode menosprezar a opinião dos outros.
Muitos desses pseudointelectuais querem ser socialista (pois acham que a idéia deles ainda pode vingar nesses tempos), ateus (pois acham que a Bíblia e feita por homens e que Deus é uma idéia apenas das pessoas de que tudo vai dar certo, mesmo a vida sendo ruim), velha guarda (acham que nenhuma banda atual presta, se bem que tem bandas viu...) entre outras coisas.
Mas na verdade não são socialistas (mecham com o dinheiro deles para vocês verem...);
Não são ateus (quando tão doentes pedem logo ajuda de Deus e depois falam que ele não fez nada por eles);
Podem até ser velha guarda, mas quando toca o rebolation...
Conclusão: Não digo que transparecer inteligência seja ruim, mas sim querer se passar para ficar passando por cima da opinião dos outros. Isso sim é muito errado.
Um comentário:
Ae Alissu fala pra eles que fui eu que te dei a ideia desse texto hein ? =P
Mas entón, tava aguardando o texto, e o resultado foi bom, parabéns. Ficou excelente.
"Conclusão: Não digo que transparecer inteligência seja ruim, mas sim querer se passar para ficar passando por cima da opinião dos outros."
Isso ae também é conhecido como AUTO AFIRMAÇÃO, onde a pessoa quer mostrar que é alguma coisa, que é gênio. Talvez insegurança ? uma questão de honra ? não sei... só sei que, quem é inteligente não precisa se passar por algo, nem ser POSER e muito menos se auto afirmar. Quem é inteligente é, e pronto, acabou. A começar que naum precisa ficar mostrando para os outros que vc tem cultura, já que ser inteligente é ter confiança no que tu pensa e naum no que meia dúzia vão pensar, isso é problema deles.
Postar um comentário